Os policiais de assembleias legislativas ficaram mais perto de obter permissão de porte de arma de fogo. Na última quarta (4), um PL (Projeto de Lei) que estende aos policiais o direito de portarem armas foi aprovado na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça do Senado).
O texto agora vai à Câmara dos Deputados, já que não houve recurso no plenário. De autoria do senador Izalci Lucas (PSBD), o PL altera a Lei nº 10.826/2003 (que criou o Estatuto do Desarmamento) para conceder porte de arma de fogo aos policiais legislativos das Assembleias Legislativas dos Estados e da Câmara Legislativa do Distrito Federal.
O relator, senador Esperidião Amin, do Progressistas de Santa Catarina, diz que é uma medida equivalente e necessária.
Apesar de ter recebido sugestões para incluir outras categorias, Amin optou por não ampliar o escopo do projeto: “Eu rejeitei, falando sincera e resumidamente, porque, se nós abrimos para outras categorias, eu acho que nós deveríamos fazer uma sessão pública, uma audiência pública para ouvir, até para dar oportunidade para outras isonomias ou analogias. Então, não é que eu as exclua. Neste projeto, eu entendo que elas não cabem.”