O THE GUN TRADE surgiu de uma experiência pioneira na imprensa tradicional —a cobertura do setor de armas leves— idealizada por seu editor-chefe e fundador, o repórter Pedro Pligher, quando trabalhou no portal de finanças Money Times, no segundo semestre de 2023. Em profundo contato com o segmento muito antes de se tornar jornalista, obteve uma expertise no tema formada após anos treinando em clubes de tiro, esporte que pratica desde os 13 anos de idade; estudando os temas relacionados ao tiro esportivo e às armas de fogo, e frequentando os poucos eventos que existiam do setor, como o falecido Magnum Show. Tal conhecimento, atrelado a anos de experiência na imprensa profissional, estava pronto para ser posto em prática em algum momento.
Foi então, que aquilo que começou com uma cobertura mais aprofundada de uma empresa do setor listada na bolsa, naquele portal destinada ao conteúdo de finanças, logo pôde se expandir para a produção de todo o tipo de material relevante sobre a indústria, reflexo de uma forte demanda detectada na alta audiência vista naquelas reportagens. A partir daquele ponto, os textos chegavam a somar facilmente mais de 100 mil visitas, com muitas publicações atingindo mais de 300 a 400 mil visitas, e inclusive ficando no Top 20 dos mais lidos do ano naquele site.
Essas reportagens passaram então a abranger novidades em geral sobre o mercado de armas leves, desde entrevistas com líderes da indústria; notícias sobre o varejo de armas; além de textos aprofundados sobre os aspectos legais e jurídicos do setor, em meio às grandes mudanças no arcabouço legal sobre o mercado civil de armas pelo Poder Executivo.
Em pouco tempo, esse material passou a ser disseminado em vários meios de mídia e redes sociais, por diversos especialistas e ‘influenciadores’ digitais do setor, além de integrantes da indústria e membros da classe política. As reportagens pautaram também grandes veículos da imprensa nacional. Rapidamente, aquele portal da Faria Lima havia se tornado também uma referência sobre o segmento de armas leves.
No entanto, por motivos editoriais, ao final de 2023, todo o conteúdo sobre o tema acabou sendo suspenso. Foi quando a ideia de um portal inteiramente especializado e focado nessa indústria, feito com jornalismo profissional, começou a ganhar corpo. Um portal que tratasse do tema de forma ampla, objetiva, neutra e apartidária. Que pudesse centralizar todas as notícias do segmento, dialogando com todos os atores envolvidos, sejam do primeiro, segundo ou terceiro setor. E assim, nasceu o THE GUN TRADE.
Seja bem-vindo.