Em 22 estados

Sinarm CAC: Polícia Federal amplia serviços digitais para CACs

Sinarm CAC: Polícia Federal amplia serviços digitais para CACs

A Polícia Federal deu início, nesta sexta-feira (1º/8), a uma nova etapa do Sinarm CAC, a digitalização de serviços voltada ao público CAC (Caçador, Atirador ou Colecionador). A medida integra o processo de transição das atribuições que anteriormente cabiam ao Exército Brasileiro, iniciado em 1º de julho de 2025.

Com a ampliação, 22 estados passam a contar com novos serviços prestados por meio da plataforma digital da PF. Saiba como acessar o Sinarm CAC nessa reportagem.

Segundo o órgão, “a ampliação reflete o compromisso da Polícia Federal com a continuidade dos atendimentos e a modernização da gestão dos serviços oferecidos à sociedade”.

Polícia Federal avança com Sinarm CAC em 17 estados

A partir de agora, as Superintendências Regionais da PF em 17 estados passam a oferecer os seguintes serviços pela via digital: concessão de Certificado de Registro (CR), apostilamento de armas e revalidação de CR.

Os estados contemplados nesta etapa são: Alagoas (AL), Amazonas (AM), Amapá (AP), Bahia (BA), Ceará (CE), Distrito Federal (DF), Espírito Santo (ES), Maranhão (MA), Minas Gerais (MG), Mato Grosso do Sul (MS), Mato Grosso (MT), Pará (PA), Paraíba (PB), Pernambuco (PE), Rio de Janeiro (RJ), Rondônia (RO) e Tocantins (TO).

Outros cinco estados — Acre (AC), Sergipe (SE), Piauí (PI), Rio Grande do Norte (RN) e Roraima (RR) — incorporam agora serviços como cancelamento de CR, aquisição de arma de fogo e registro de arma de fogo.

Todos os procedimentos são realizados integralmente de forma digital, sem necessidade de comparecimento presencial, segundo a PF. A expansão do sistema integra o cronograma gradual de migração das competências, com foco na centralização do controle de CACs sob a alçada da Polícia Federal.