Em Santa Catarina

CACs: Simpósio do setor discute lei que altera Estatuto do Desarmamento

Taurus, Glock, CBC, Moninter (Beretta) marcam presença no evento junto a líderes de entidades de tiro e congressistas

Alteração do Estatuto do Desarmamento é alvo de discussão em simpósio da FECCASC
Organizado pela FECCASC, evento traz nomes da política e indústria nacional

O segmento de armas e munições contará com um simpósio organizado pela FECCASC (Federação dos Clubes de Tiro e Comércio de Armas de Santa Catarina), na próxima sexta (16), em Florianópolis (SC).

O evento contará com representantes políticos do Congresso Nacional e da indústria de armas leves. Serão debatidos tópicos sobre o segmento, entre eles, o PL (Projeto de Lei) 3723/2019, que altera o Estatuto do Desarmamento (Lei nº 10.826/2003), trazendo mais seguranç a jurídica aos CACs.

A proposta, aprovada com alterações pela Câmara dos Deputados e ainda sob avaliação no Senado, permite que CACs adquiram e portem armas no deslocamento para os clubes de tiro.

Entre os principais pontos da proposta estão:

  • Aumento do limite de armas para CACs, permitindo até 60 armas para atiradores e 30 para caçadores, conforme o grau de atividade;
  • Liberação do porte em deslocamentos até locais de prática esportiva ou caça autorizada;
  • Validade estendida do CR (Certificado de Registro) aumento da validade atual, de três anos, para dez anos.

“O evento se destina a dirigentes de clubes de tiro, donos de lojas de armas, CACs (Caçadores, Atiradores e Colecionadores) e demais entusiastas do setor”, diz Fabi Venera, presidente da FECCASC e organizadora do evento, ao THE GUN TRADE.

Além de Estatuto do Desarmamento, evento para CACs discute estratégias para o setor

Haverão outros painéis, onde serão discutida a descentralização legislativa das leis de armas; além de estratégias de fortalecimento do setor.

“Importadores trarão novidades, como novos produtos no calibre .380 ACP para o público CAC”, diz Venera. Mas não haverá exposição de PCE (Produtos Controlados pelo Exército) no local, por se tratar de um simpósio e não de uma feira.

Quem vai ao evento

O evento contará com a presença dos senadores Esperidião Amin (PP-SC) e Jorge Seif (PL-SC), dos deputados federais Paulo Bilynskyi (PL-SP) e Júlia Zanatta (PL-SC), além de representantes da indústria de armas, como Salesio Nuhs, CEO da Taurus; Paulo Ricardo, diretor comercial da CBC (Companhia Brasileira de Cartuchos) e Sandro França, CEO do grupo Moninter, que representa a fabricante italiana Beretta no país.

Outros representantes da classe política estarão no evento, como Mardqueu Filho, conhecido como ‘Samurai Caçador‘, que é coordenador nacional do PL Defesa; e de Marcelo ‘Dr. Beretta’ Barazal, vice-presidente do movimento.

Além deles, marcarão presença presidentes de associações e ligas nacionais de tiro esportivo, como Marcelo Danfenback (Linade), Giovanni Roncalli (CBTT – Confederação Brasileira de Tiro Tático) e Yukio Yamaguchi

O simpósio é patrocinado pela Glock; pela Moninter, distribuidora oficial da Beretta no Brasil; pela Linade (Liga Nacional dos Atiradores Desportivos); pela Pavei, pela Aurok e Hawapi.

Os ingressos custam R$ 99. O evento será realizado no Castelmar Hotel, em Florianópolis, Santa Catarina.