
A Taurus Armas lançou, nesta quinta-feira (8), a pistola TX9, em 9mm, promessa da empresa para o mercado policial e militar.
No Brasil, está sendo vendida em torno de R$ 9 mil. O modelo em .38 TPC sairá em fevereiro, segundo a empresa.
O modelo foi projetado sob protocolos militares e policiais e passa a integrar o portfólio Taurus Military Products, divisão de produtos estratégica, que vem sendo elaborada pela fabricante gaúcha.
O principal diferencial da TX9 é o Taurus Modular System (TMS), que concentra o sistema de disparo em um frame central comum a todos os quatro tamanhos da plataforma. A arma também tem garantia vitalícia.
A partir desse módulo, a arma pode ser configurada nas versões subcompacta, compacta, full size e long slide, permitindo intercambialidade de empunhaduras e componentes, além de desmontagem de segundo escalão sem ferramentas.
A TX9 utiliza sistema striker-fired, com gatilho de terceira geração, plano e serrilhado. O conjunto de segurança inclui o Tetra-Lock, composto por quatro mecanismos independentes: trava do percussor, trava do gatilho, trava manual externa e trava de desarme da armadilha.
O modelo é compatível com miras ópticas por meio do sistema T.O.R.O. (Taurus Optic Ready Option) e conta com mira Tritium. Entre as características técnicas estão ainda empunhadura com backstraps intercambiáveis, trilho Picatinny, comandos ambidestros, ferrolho com tratamento nitretado a gás e cano com revestimento DLC.
Segundo a fabricante, a plataforma foi testada em ciclos prolongados de disparo e será oferecida em diferentes configurações, de acordo com o mercado e o uso pretendido.