13º mais vendido

Taurus: 38 TPC tem quase 10 mil vendas a CACs; veja ranking de calibres mais vendidos

Novo calibre desenvolvido pela fabricante gaúcha foi lançado em junho de 2024. Na foto, pistolas Taurus expostas na AMTT-SP (Pedro Pligher/TGT)
Novo calibre desenvolvido pela fabricante gaúcha foi lançado em junho de 2024. Na foto, pistolas Taurus expostas na AMTT-SP (Pedro Pligher/TGT)

A Taurus vendeu 9.885 armas em seu novo calibre, .38 TPC (Taurus Pistol Caliber), para o público CAC (Caçador, Atirador e Colecionador).

O levantamento foi feito no dia 26 de outubro pelo THE GUN TRADE, com base nos dados do Painel de Registros de Arma de Fogo – CAC, da Polícia Federal.

A fabricante gaúcha lançou o novo calibre em junho de 2024. Em relação aos mais vendidos do país, figura em 13º, mas com um ritmo de crescimento acentuado em pouco mais de um ano.

O .38 TPC já ultrapassou o .44 Magnum (18º) e o .17 HMR (Hornady Rimfire), em 20º, que terá fabricação no país pela CBC (Companhia Brasileira de Cartuchos).

Veja abaixo a lista dos calibres que registraram as maiores vendas entre os CACs (para fazer download da imagem no celular, segure o dedo em cima do infográfico até aparecer a opção de salvamento).

*O cadastro do painel conta com um calibre “9mm centerfire”, com 10 mil registros, o qual o THE GUN TRADE considera como um registro errôneo pelo Exército (A PF fornece os números com base nos dados herdados da Força Armada). Sendo assim, a reportagem somou o número ao calibre 9x19mm.

Considerando 10 mil vendas do 38 TPC a um preço médio unitário de R$ 5 mil nas pistolas Taurus, para o consumidor final, o resultado é de R$ 50 milhões de faturamento no varejo de armas e munições.

Desde 2024, 125 mil novos CRs foram emitidos

Desde 2024, foram emitidos 125 mil novos CRs (Certificados de Registro) de CAC pelo Exército (que passou o controle à PF em julho deste ano).

Foram 73 mil emissões no ano passado, e 52 mil até os últimos dados compilados pela PF. Os números estão no Painel de Certificado de Registro – CAC, da Polícia Federal.

Atualmente, há 992 mil CRs ativos no Sinarm CAC.