Novo link

Sinarm CAC: saiba como entrar no novo sistema da Polícia Federal

Novo sistema da PF é igual ao SisGCorp; em sua estreia, mostra velocidade e estabilidade, mas só um serviço disponível.

A imagem mostra a interface do novo site dos CACs, do governo: o Sinarm-CAC, da Polícia Federal
Plataforma tem a mesma interface do SisGCorp, do Exército Brasileiro

A Polícia Federal abriu, nesta terça-feira (1º), o link de acesso ao novo sistema de gestão da categoria CAC (Caçador, Atirador e Colecionador), o Sinarm CAC.

O endereço é https://servicos.pf.gov.br/sisgcorp-cliente-web-externo/#/login. Clique aqui para acessá-lo. O sistema atualmente só está emitindo GT (Guia de Tráfego), mas já há um cronograma de emissão dos outros documentos (leia abaixo).

O novo canal, também estruturado dentro da plataforma digital gov.br, do governo federal, é idêntico ao SisGCorp do Exército —resta saber se contará com a mesma instabilidade, típica do antigo sistema militar.

O THE GUN TRADE navegou pela plataforma na tarde desta terça e constatou, até o momento, maior velocidade de carregamento nas páginas internas.

Sinarm CAC só emite GT no momento, mas PF apresenta cronograma

Por ora, o sistema está apenas emitindo GTs (Guias de Tráfego), mas a Polícia Federal já apresentou um cronograma de processos, com o CRAFs (Certificados de Registro de Arma de Fogo) e novos CRs (Certificados de Registro) de CAC. Leia aqui.

Novos processos serão via Sinarm CAC

É nessa plataforma que os usuários passarão a fazer processos de aquisição de PCE (Produtos Controlados pelo Exército), como compra e transferência de armas de fogo; concessão de guias de tráfego e emissão de CRAFs (Certificado de Registro de Arma de Fogo).

Sinarm CAC permite alteração no endereço de acervo

O novo sistema de gerenciamento do público CAC (Caçador, Atirador e Colecionador), Sinarm CAC, agora sob comando da PF (Polícia Federal), conta com a possibilidade de edição do endereço de acervo de armas dos usuários cadastrados.

Segundo relatos obtidos pela reportagem, a edição do endereço está disponível para quem não realizou nenhum processo no novo sistema, como emissão de GT (Guia de Tráfego). Uma vez solicitada, os dados iniciais ficam travados para alteração.

PF apresentará painel de estatísticas sobre armas e CACs

De acordo com informações divulgadas pelo governo federal na última semana, a Polícia Federal está desenvolvendo uma nova ferramenta, que “contará com dados sobre registros, tipos de armas mais comuns, quantidade de armas, número de vistorias realizadas, autuações e apreensões, entre outros”.