
A CBC (Companhia Brasileira de Cartuchos) anunciou, nesta semana, a construção de uma nova fábrica de munições no estado de Oklahoma, nos Estados Unidos. O investimento da CBC USA, subsidiária da companhia, será de US$ 300 milhões e deverá gerar 350 empregos na região.
A nova unidade terá capacidade para produzir uma linha completa de munições de pequeno calibre, incluindo os calibres 9mm, 5.56mm, 7.62mm e .50 BMG (Browning Machine Gun). A produção será voltada aos mercados militar, policial, esportivo, de defesa pessoal e de caça.
“Estamos entusiasmados em trazer nossas operações industriais para Oklahoma”, afirmou Fabio Mazzaro, presidente da CBC e membro do conselho da CBC Global Ammunition. “Essa fábrica será um pilar do nosso crescimento futuro no maior mercado mundial de munições de pequeno calibre”.
A planta será estruturada com verticalização completa da produção, incluindo a fabricação de todos os componentes críticos: estojos, projéteis, espoletas, pólvoras e nitrocelulose – esta última citada como “matéria-prima essencial e em escassez global”.
Anúncio da CBC USA vem na esteira da expansão militar da Taurus
O avanço da CBC no mercado de munições global vem após a Taurus —fabricante gaúcha de armas controlada pela empresa— anunciar um memorando de entendimento com uma fabricante turca de armas de fogo, numa estratégia de expansão global para o mercado militar.
Expansão da CBC nos Estados Unidos
De acordo com a empresa, a escolha por Oklahoma se deu pelo ambiente de negócios favorável. “Planejamos construir uma empresa líder no setor. Acreditamos que o ambiente de negócios favorável torna Oklahoma o local ideal para a CBC USA”, declarou Mazzaro.
A CBC Global Ammunition é o grupo controlador das marcas CBC, Magtech, MEN e SinterFire. Também detém os fabricantes de maquinário especializado New Lachaussée e Fritz Werner. O grupo possui operações no Brasil, Estados Unidos, Alemanha, Bélgica e Índia, empregando mais de 4 mil pessoas e com produção anual superior a 2 bilhões de munições.
A Magtech Ammunition Inc. continuará atuando como distribuidora oficial das marcas do grupo no mercado norte-americano.