Aposentando o AGLC

O novo fuzil sniper da Imbel

Protótipo do ISR 100/18 passa por avaliação técnica no CAEx e substitui o clássico AGLC

O novo fuzil .308 da Imbel
O novo fuzil da Imbel, no momento nomeado como 'ISR 100/18' (reprodução/Caex)

A Imbel (Indústria de Material Bélico) finalmente vai substituir seu clássico fuzil sniper, o AGLC. A estatal brasileira apresentou, no dia 15 de janeiro, seu novo fuzil de repetição em calibre .308 Winchester. Nomeado atualmente como ISR 100/18, é o mais recente desenvolvimento da empresa, que é subordinada ao Comando do Exército Brasileiro.

Segundo o CAEx (Centro de Avaliação do Exército), o novo rifle representa “um salto qualitativo em relação ao Imbel AGLC .308”, o primeiro fuzil de precisão de concepção brasileira, projetado pelo Coronel Athos Gabriel Lacerda de Carvalho (daí o acrônimo AGLC). “Com alcance útil de 800 metros, o ISR 100/18 incorpora aperfeiçoamentos significativos voltados para operações de alta precisão”, diz a unidade militar.

A arma em testes no Caex (reprodução/Caex)

Novo fuzil Imbel terá venda para CACs?

Segundo nota divulgada pela instituição, a arma deve atender “a Base Industrial de Defesa e Segurança (BIDS); (…) os desportistas que praticam tiro de precisão e (…) os Órgãos de Segurança Pública”. Pela mensagem, a unidade militar sugere que a arma deverá estar disponível também ao público CAC (Caçador, Atirador e Colecionador). O desenvolvimento do fuzil, domínio e fabricação são inteiramente nacionais.

Avaliação com expertise técnica

A apresentação no CAEx contou com expertise técnica e esportiva de primeira linha. Participaram da comitiva o Coronel Veterano Paulo Sergio Augusto do Amaral, atleta de alto rendimento da CBTP (Confederação Brasileira de Tiro Prático), o Capitão Eduardo Hoisler Sallet, Engenheiro de Materiais da IMBEL-FI, e Luis Renato de Carvalho Leite Campos, atleta e instrutor com 25 anos de experiência no tiro esportivo.

Segundo o Exército, “Campos traz credenciais impressionantes: 16 títulos de campeão brasileiro, 6 medalhas em competições americanas nos últimos 10 anos, além de recordes em campeonatos nacionais e participações em nível mundial, tornando-o avaliador ideal para um armamento desta categoria”.

Os especialistas foram recebidos pelo General de Brigada João Paulo Zago, Chefe do CAEx. e realizaram testes prático do novo fuzil Imbel nas instalações do centro, localizado na cidade do Rio de Janeiro, no bairro de Guaratiba.

Após briefing técnico, foram conduzidos à Linha IV (Laboratório de Ensaios Balísticos-LEB) para tiro de segurança e ajustes em estativa, seguidos de múltiplos disparos de precisão.

(reprodução/@caex_exercito)