
A menos de seis meses do vencimento simultâneo de milhões de registros de armas no país, dados oficiais do Ministério da Justiça e da Polícia Federal acendem um alerta sobre a capacidade operacional para a renovação dos CRAFs (Certificados de Registro de Arma de Fogo dos CACs em 2026.
No estado de São Paulo, onde estão 257.328 colecionadores, atiradores desportivos e caçadores (CACs) registrados no sistema SINARM CAC, a estrutura disponível para atender à demanda é limitada: apenas 180 Instrutores de Armamento e Tiro (IATs) credenciados pela Polícia Federal e 1.161 psicólogos habilitados para avaliações psicológicas em todo o estado.
Os números constam em ofício da Polícia Federal, fornecido pelo Ministério da Justiça em resposta a um requerimento de informação realizado pelo deputado Coronel Tadeu (PL-SP). Leia na íntegra.
Sem estrutura
A preocupação de entidades do setor se concentra no artigo 80 do Decreto nº 11.615/2023, que reduziu a validade dos registros para três anos, e na Instrução Normativa nº 311 da Polícia Federal, que determina que a renovação deve ocorrer até 30 dias antes do vencimento.
Com isso, no dia 21 de julho de 2026, mais de 2,5 milhões de documentos (entre CRs e CRAF) devem vencer simultaneamente em todo o país, criando um gargalo sem precedentes.
Na cidade de São Paulo, são 104 mil CACs, para 305 psicólogos
Somente na cidade de São Paulo, há 104.003 CACs ativos. Para atendê-los, existem os mesmos 180 IATs, já que os instrutores são credenciados por estado, não por município. No caso dos psicólogos, são 305 profissionais credenciados na capital.
Apesar de os IATs poderem atuar em todo o território estadual, o número absoluto levanta dúvidas sobre a viabilidade de realizar, em tempo hábil, todos os testes de capacidade técnica exigidos para a renovação dos registros de armas.
Renovação é limitada ao tipo de arma; CACs podem ter que fazer mais de um teste prático
A Polícia Federal esclareceu que os testes de capacidade técnica exigidos para a renovação do Certificado de Registro de Arma de Fogo (CRAF) não têm validade geral e devem ser realizados de acordo com a espécie da arma, respeitando calibres mínimos específicos.
Isso significa que a aprovação em um teste não se estende automaticamente a outros tipos de armamento. Segundo a PF, os grupos e calibres mínimos exigidos são:
- Revólver: calibre .38 ou superior
- Pistola: calibre .380 ou superior
- Arma curta de alma lisa: qualquer calibre
- Arma longa de alma raiada: calibre .38 ou superior
- Arma longa de alma lisa: qualquer calibre
Na prática, CACs que possuem armas de espécies diferentes podem ser obrigados a realizar mais de um teste prático, aumentando a demanda sobre instrutores credenciados e reforçando o risco de congestionamento no processo de renovação dos CRAF em 2026.