Sistema 'jurássico' vai ser encerrado

Adeus, SisGCorp: PF prepara novo sistema para Sinarm CAC

A Polícia Federal trará um novo sistema para o Sinarm CAC
A PF vai contratar uma empresa para desenvolver o sistema (divulgação/Governo Federal)

Um novo, melhor e mais moderno Sinarm CAC deve ser disponibilizado ao público CAC (Caçador, Atirador e Colecionador) no 2º semestre do ano que vem.

Segundo apuração do THE GUN TRADE, a Polícia Federal vai contratar uma empresa de tecnologia para o fornecimento do novo sistema.

Aproveite a filiação LINADE por R$ 100 reais. Você pode realizar mais de 10 habitualidades em nosso Torneio de Verão em dezembro. Saiba mais.

A contratação, que deverá ser feita em janeiro, poderá ser realizada via licitação ou viabilizando o uso de alguma companhia que já presta serviços para o órgão policial.

O órgão já tem espaço fiscal garantido pelo Ministério da Justiça em seu orçamento para a contratação da empresa, segundo pessoas a par do assunto.

Sinarm CAC segue com problemas; novo sistema está nos planos da PF desde que assumiu setor

A divisão da PF que cuida dos CACs é atualmente chefiada por um expert do setor de tecnologia e informação, o superintendente Wellington Clay Porcino Silva, Coordenador-Geral de Controle de Armas de Fogo da instituição.

Com um currículo multidisciplinar, com formação nas áreas de Ciências da Computação, Inteligência Artificial e Ciência de Dados, é improvável que o novo chefe da PF tenha ficado satisfeito quando recebeu em mãos o SisGCorp (Sistema de Gestão Corporativa), criado pelo Exército, e considerado ‘jurássico’ pelo setor…

A estruturação de um novo sistema para substitui-lo estava nos planos da PF desde que a organização assumiu o controle dos CACs, e chegou às mãos de Porcino.

O sistema do Exército é obsoleto, com constantes problemas de performance, o que segue ocorrendo com a adoção do Sinarm CAC, que usa a mesma estrutura.

A expectativa da PF é de criar um sistema que ‘atenda a todas necessidades dos CACs’, o que deve incluir uma nova interface; dados consolidados sobre habitualidades; maior velocidade de navegação, entre outros aspectos.